Socializando e Treinando Seu Gatinho: Dicas Essenciais
Depois que seu gatinho passar pelos primeiros estágios de socialização, é hora de manter os brinquedos de gato por perto. Incentive a brincadeira para canalizar aquela energia toda em algo mais produtivo. Isso também ajuda seu gatinho a se acostumar com diferentes sons e movimentos. Mas lembre-se, não force a barra; apenas mostre um brinquedo e, com o tempo, ele vai acabar se interessando. O importante é ele perceber que você é alguém seguro e divertido para estar por perto.
Após a Socialização Depois de concluir o período de socialização, é hora de focar no treinamento comportamental. Diferente dos cachorros, gatos podem te ignorar durante essa fase, mas não leve isso para o lado pessoal. Continue com as sessões diárias e use sempre o reforço positivo – elogie e ofereça petiscos para bom comportamento. Paciência é a chave! Nunca, jamais, puna fisicamente seu gatinho, pois isso só vai aumentar o estresse, o medo e pode fazer com que ele se retraia ainda mais. Isso só vai dificultar o vínculo entre vocês.
Comandos de Treinamento para Gatinhos
Sentar
Pegue um petisco e aproxime-o do focinho do seu gatinho. Mova o petisco lentamente para cima da cabeça dele. Ele provavelmente seguirá o petisco e se sentará. Recompense-o imediatamente com o petisco e muitos elogios. Se ele tentar pular para pegar o petisco, coloque-o no chão até que ele aprenda a manter as patas firmes no chão. Com o tempo, ele vai entender o que você espera dele.Vir
Pegue um saco de petiscos e amasse-o. Seu gatinho vai associar o som com comida e, logo, você poderá iniciar o treinamento à distância. Amasse o saco, dê o comando "venha", espere ele chegar até você e, claro, recompense-o com petiscos e elogios. Faça isso em três sessões de cinco minutos por dia, repetindo o comando de 10 a 15 vezes em cada sessão.Ficar
Ensinar o comando "ficar" pode ser útil em diversas situações. Comece dando um petisco ao seu gatinho, depois se afaste um pouco e estenda a mão. Se ele ficar, recompense-o. Se não, tente de novo. Aos poucos, você pode aumentar a distância entre vocês. Com o tempo, combine o gesto com a palavra "ficar".
Treinando para Usar a Caixa de Areia Embora a maioria dos gatinhos aprenda a usar a caixa de areia sozinha, acidentes podem acontecer. Se isso for raro no seu caso, pode ser resultado de alguma mudança que deixou seu gato ansioso. Gatos não gostam de usar uma caixa de areia suja, então mantenha-a sempre limpa.
Para ensinar seu gatinho a usar a caixa de areia:
Escolha o Lugar Certo
Coloque a caixa de areia em um local tranquilo da casa, onde seu gatinho se sinta confortável.Use Sempre a Mesma Caixa de Areia
Assim ele se acostuma mais rápido. Limpe-a regularmente.Após as Refeições e Sonecas
Depois que ele comer ou tirar uma soneca, coloque-o na caixa de areia. Deixe que ele arranhe a areia, se precisar.Preste Atenção
Observe a linguagem corporal do seu gatinho. Se ele parecer que precisa se aliviar, leve-o até a caixa de areia. Com o tempo, ele fará essa conexão sozinho.
Enquanto seu gatinho está aprendendo, o local onde a caixa de areia fica deve ter acesso à água, comida, brinquedos e uma caminha. Isso ajuda ele a entender onde deve fazer as necessidades. Quando ele se acostumar, você pode mover os outros itens para os lugares desejados na casa.
Para finalizar: comece a socialização o mais cedo possível. Seja paciente e gentil, dando ao seu gatinho o tempo que ele precisa para aprender e se adaptar. Gatinhos que aprendem boas habilidades sociais também aprendem a respeitar limites e acabam formando um vínculo mais forte e saudável com você e sua família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.